UBS Alto do Ipiranga participa do Dia D da Campanha de Vacinação contra Gripe

Unidade estará aberta amanhã entre 8h e 17h e as crianças que forem imunizadas receberão um Certificado de Coragem

Neste sábado, 4 de maio, acontece o Dia D da Campanha Nacional de Vacinação Contra Gripe e a Unidade Básica de Saúde (UBS) Alto do Ipiranga, administrada pela Pró-Saúde Associação Beneficente de Assistência Social e Hospitalar, em Mogi das Cruzes, estará aberta para realizar a imunização do público alvo da campanha.

Um dos diferenciais do serviço é a entrega do Certificado de Coragem às crianças que são vacinadas na unidade, iniciativa da Comissão de Humanização. O objetivo é proporcionar acolhimento à criança e a família no momento da vacinação. O pequeno Daniel Pedro Inácio Lima, de 4 anos, já recebeu a dose contra a gripe. “Trago ele todo ano para ser vacinado porque ajuda a evitar casos mais graves de gripe. Acho muito interessante a entrega do Certificado de Coragem para as crianças, estimula na hora de receber a vacina e também é uma maneira de evitar que elas chorem”, avaliou a dona de casa Sabrina Cristina Inácio Pinto, de 32 anos, mãe do menino.

Neste ano, o Ministério da Saúde ampliou o atendimento ao público infantil da Campanha Nacional de Vacinação Contra Gripe. Agora, podem ser imunizadas as crianças com idade entre seis meses e seis anos incompletos. Antes, eram atendidas aquelas com até quatro anos, onze meses e 29 dias. Para o diretor técnico do Hospital Municipal de Mogi das Cruzes (HMMC), o médico pediatra Henrique Naufel, a iniciativa do governo federal representa um ganho para a saúde pública.

O especialista ressalta que a imunização, especialmente para as crianças, evita que casos mais graves de doenças respiratórias sejam registrados. “Com a ampliação da faixa etária do público alvo, temos menos indivíduos suscetíveis à doença. Isso acarretará menos doentes e, por consequência, um menor número de contaminantes. Quebra-se o ciclo de transmissão da doença, além de ‘fechar a porta’, por assim dizer, às outras doenças”, esclarece.

O pediatra explica que, além do combate à gripe, a imunização tem a função de fortalecer o organismo das crianças. “Não só os vírus da gripe podem causar graves doenças respiratórias, levando, inclusive, a morte. Quando doente, o organismo fica suscetível à bactérias frequentes no trato respiratório que, com o indivíduo saudável, não teriam oportunidade de causar doenças”, ressalta.

De acordo com Naufel, a imunização é contraindicada nos casos de alergia à algum componente da vacina ou a dose anterior. O pediatra acrescenta que as reações graves são raríssimas. “Manifestações locais como vermelhidão e endurecimento no local da aplicação podem ocorrer em 15 a 20% dos casos. Febre e mal estar são bem menos frequentes, e ocorrem em 1 a 2% dos casos”, detalha.

A Campanha de Vacinação contra a Gripe segue até o dia 31 de maio. As crianças, gestantes e puérperas (mulheres que tiveram filhos há até 45 dias), foram os alvos prioritários da primeira etapa da imunização, realizada entre os dias 10 e 18 de abril. Agora, são contemplados os trabalhadores de saúde, indígenas,idosos com idade a partir dos 60 anos, professores, além de pessoas portadoras de doenças crônicas e a população privada de liberdade.

A UBS Alto do Ipiranga, localizada na rua Capitão Joaquim de Mello Freire, 700, bairro Alto do Ipiranga, funcionará neste sábado exclusivamente para aplicação da vacina da gripe, com atendimento das 8h às 17h.

 

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde