Programa fortalece trabalho em equipe no Hospital Estadual de Urgência e Emergência

O crescimento profissional e pessoal dos colaboradores resulta das ações do Programa de Desenvolvimento de Pessoas e melhora a assistência ao usuário

O atendimento de qualidade que os pacientes recebem em um ambiente hospitalar é resultado de uma série de ações que vão muito além da boa estrutura física e de equipamentos. A diferença fundamental que reflete na percepção positiva dos serviços hospitalares está diretamente ligada à capacidade dos profissionais da área.

A análise é da diretora administrativa e financeira do Hospital Estadual de Urgência e Emergência (HEUE), em Vitória, Adriana Morais, que afirma que é possível desenvolver o crescimento profissional e pessoal dos colaboradores, contribuindo para uma assistência de qualidade aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). “A formação de gestores com foco na questão técnica, ética e comportamental resulta em líderes capazes de aplicar o aprendizado em qualquer instituição pública de saúde, melhorando cada vez mais o gerenciamento da saúde pública”, afirma Adriana Morais.

É nesse contexto que o Hospital Estadual de Urgência e Emergência deu início em janeiro a uma nova fase dos programas de Desenvolvimento de Pessoas — o Semear, Cultivar e Florescer, que envolve gerentes, coordenadores, equipe multidisciplinar e operacional do hospital, incorporada por meio das diretrizes da Pró-Saúde, entidade filantrópica responsável pela gestão do hospital desde dezembro de 2015.

Durante os encontros, realizados mensalmente, são tratados assuntos ligados ao autoconhecimento, liderança, trabalho em equipe, motivação, gestão de tempo e comunicação, tendo dinâmicas e exibição de vídeos como ferramentas.

A analista de Recursos Humanos e uma das responsáveis em conduzir as atividades, Fania Almeida Volponi, explicou que os programas foram desenvolvidos a partir dos resultados obtidos pelas avaliações de desempenho e Pesquisa de Clima Organizacional.

“Para participar, o colaborador necessita estar atuando no HEUE, no período mínimo de seis meses. Durante os encontros, são alinhados assuntos que estejam dentro de realidade de trabalho dos colaboradores, favorecendo de maneira positiva na organização dos processos e no clima organizacional da instituição”, explicou Fania Almeida.

Para o agente de portaria do Hospital Estadual de Urgência e Emergência, Giovani Carvalho Federeci, participar das atividades do programa Florescer é uma oportunidade de aprimorar a relação interpessoal com os colegas. “As dinâmicas nos auxiliam no entrosamento com a equipe. É uma oportunidade de desenvolver a comunicação e agregar informações relevantes para nossos relacionamentos, dentro e fora do ambiente de trabalho”, afirmou o agente de portaria.

Adriana Morais acrescentou que esses programas fortalecem o desenvolvimento de pessoas, com objetivo de ofertar um atendimento de qualidade e humanizado para os usuários que buscam assistência no hospital.

“Nossa proposta é estimular entre os profissionais o aprimoramento das suas atividades e torná-los habilitados para lidarem com os desafios no aperfeiçoamento dos processos de trabalho, com foco em resultados coletivos”, pontuou Adriana.

O HEUE é um hospital público, gerenciado pela Pró-Saúde desde dezembro de 2015, sob contrato de gestão com a Secretaria da Saúde (Sesa).

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde