Instituto de avaliação da excelência em saúde visita o Hospital Estadual de Urgência

O Hospital Estadual de Urgência e Emergência (HEUE), localizado no bairro Forte São João, em Vitória (ES), recebeu – pela segunda vez – a equipe de avaliação do Instituto Brasileiro para Excelência em Saúde (IBES) para a visita de manutenção da certificação de Acreditação ONA – Nível 1. A visita aconteceu nos dias 21 e 22 de fevereiro.

Durante a visita, a equipe verificou se o hospital manteve os requisitos de Acreditação e, na ocasião, foram avaliadas as evoluções dos processos de gestão administrativa e assistencial, de acordo com a última visita, realizada em junho de 2018.

Os avaliadores destacaram durante a visita o engajamento da diretoria com as equipes nos processos de trabalho; a organização e limpeza do hospital; e as análises críticas dos indicadores de gestão.

Para o diretor hospitalar do HEUE, Paulo Santos, a visita de manutenção da certificação é uma oportunidade de rever os processos de trabalho e desenvolver ações de melhorias. “Ficamos extremamente motivados com os resultados alcançados nesta avaliação. Conseguimos visualizar uma grande evolução desde a última visita. O processo de melhoria necessita ser contínuo dentro de uma instituição de saúde, e isso nos permite oferecer uma assistência segura, com qualidade, humanizada para aquelas pessoas que diariamente buscam atendimento no HEUE”, afirmou.

ONA 1

A ONA 1, com certificação “Acreditado”, é destinada para instituições que atendem aos critérios de segurança do paciente em todas as áreas de atividade, incluindo aspectos estruturais e assistenciais.

O Hospital Estadual de Urgência e Emergência foi avaliado e acreditado em 2017. A cerimônia da premiação aconteceu em novembro do mesmo ano, no auditório da instituição.

Sustentabilidade no HEUE

Em dezembro de 2017, o Hospital Estadual de Urgência e Emergência foi o primeiro hospital do Espírito Santo a receber o selo “Materiality Disclosures”, concedido pela Global Reporting Initiative (GRI), uma entidade sem fins lucrativos sediada na Holanda, que estimula e reconhece, em escala mundial, a inclusão de práticas sustentáveis em organizações públicas, privadas e do terceiro setor.

Em 2018, a instituição foi selecionada entre os 15 melhores hospitais públicos do Brasil e recebeu o Prêmio Amigo do Meio Ambiente, promovido pela Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo, que já está em sua 11ª edição. Para conquistar o reconhecimento, o hospital apresentou o projeto Sistema de Aquecimento de Água, desenvolvido pela equipe de Manutenção.

O HEUE também conquistou outros importantes reconhecimentos. Um deles, a Adesão ao Desafio de Resíduos de Serviços em Saúde, promovido pelos membros da Rede Global de Hospitais Verdes e Saudáveis no Brasil. Para isso, o hospital encaminhou informações relacionadas à gestão de resíduos efetivada na unidade, bem como a sistemática de segregação dos resíduos recicláveis, reaproveitamento de materiais para criação de área de convivência destinada aos profissionais da instituição, entre outros. Já a outra premiação, relacionada ao desafio A Saúde pelo Clima, foi pelas ações sustentáveis promovidas na instituição, entre elas, troca de lâmpadas fluorescentes por lâmpadas de LED, além do projeto de Aquecimento de Água.

Sobre o Hospital Estadual de Urgência e Emergência

O hospital possui 537 médicos atuando nas especialidades de ortopedia, neurocirurgia, neurologia, cirurgia vascular/angiologia, cirurgia geral, anestesiologia, cirurgia torácica, cirurgia bucomaxilofacial, terapia intensiva, clínica médica, nefrologia, infectologia, nutrologia.

São 40 leitos de UTI, 14 de Unidade de Alta Dependência de Cuidados (UADC) e 121 leitos de enfermaria. O serviço também possui um ambulatório de especialidades cirúrgicas para pacientes que precisam de reavaliações, serviço de imagem com raio X, tomografia, ultrassonografia, ecocardiografia, ecodoppler, endoscopia e colonoscopia, além de um Pronto-Socorro, aberto em dezembro de 2016.

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde