Transplante

Hospital Regional do Baixo Amazonas é habilitado pelo Ministério da Saúde em programa que reconhece eficiência de transplantes

Habilitação foi alcançada graças aos indicadores de qualidade registrados pelo hospital

O Hospital Regional do Baixo Amazonas (HRBA) foi habilitado pelo Ministério da Saúde em um programa nacional que pode resultar na ampliação do repasse de recursos cada vez que a unidade realizar procedimentos de transplantes e doações de órgãos.

Mantido pelo Governo do Pará, o HRBA se tornou o único do Estado credenciado pelo programa federal.

A habilitação foi concedida com base em resultados obtidos pelo hospital, que é gerenciado pela Pró-Saúde, uma das maiores entidades filantrópicas de gestão de serviços hospitalares do país.

A análise do Ministério da Saúde levou em conta os bons resultados alcançados pelo HRBA em vários indicadores de qualidade — desde número de transplantes realizados até a sobrevida dos pacientes transplantados.

“Para essa conquista, o HRBA teve que atender alguns requisitos, como apresentação do número de transplantes realizados em 2019, além da curva de sobrevida dos pacientes”, destacou Emanuel Esposito, nefrologista e responsável técnico pelo serviço de transplantes do HRBA.

Em 2016 o Hospital Regional do Baixo Amazonas foi habilitado para transplantes de rins. Desde então, o hospital já realizou 62 transplantes. A unidade busca agora, junto à Central Estadual de Transplante (CET) e à Central Nacional de Transplante (CNT), habilitação para a realização de transplante de córnea.

“Com esta habilitação proporcionaremos avanços importantíssimos na assistência em saúde em todo o Estado do Pará, aperfeiçoando os procedimentos, gerando mais qualidade e resolutividade aos casos da população”, afirma Hebert Moreschi, diretor Hospitalar do HRBA.

Realizando captação múltipla de órgãos desde 2012, o HRBA é referência para 1,3 milhões de pessoas residentes em 30 municípios da região Oeste do Pará, Xingu e Baixo Amazonas, sendo reconhecido como um dos dez melhores hospitais públicos do Brasil. É certificado com o nível 3 da ONA (Organização Nacional de Acreditação), que atesta a excelência da unidade na prestação de uma assistência qualificada e segura aos pacientes.

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde