Hospital Estadual de Urgência e Emergência reforça importância da higienização das mãos

A higienização das mãos é considerada uma das medidas mais seguras dentro de um ambiente de promoção e cuidado de saúde. Para destacar a importância dessa prática, a Organização das Nações Unidas (ONU) instituiu a data de 15 de outubro como Dia Mundial de Lavar as Mãos.

No último dia 15, profissionais do Hospital Estadual de Urgência e Emergência (HEUE), em Vitória, gerenciado pela Pró-Saúde Associação Beneficente de Assistência Social e Hospitalar, participaram da Blitz “Mãos Limpas”, com objetivo de reforçar essa prática.

Para a técnica de enfermagem do HEUE, Ângela Maria Rodrigues da Silva, a higienização das mãos é importantíssima e auxilia na prevenção de doenças. “Eu tenho um hábito de higienizar com frequências as mãos, inclusive em casa. Você não cuida somente da saúde do paciente, mas também da sua”, afirmou.

Segundo a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), as mãos são consideradas a principal via de transmissão de microrganismos durante a assistência prestadas ao paciente.

“Isso ocorre porque a pele é um reservatório de diversas bactérias, que podem ser transferidas de uma superfície para outra por meio de contato direto ou indireto, com objetos e superfícies contaminadas”, explicou Ana Paula Curty Stinghel, enfermeira do Serviço de Controle de Infecção Hospitalar (SCIH) do HEUE.

Os cinco momentos adequados para a higienização das mãos, conforme orienta a Organização Mundial de Saúde (OMS):

Antes do contato com o paciente;

Antes do procedimento asséptico;

Após a exposição a líquidos corporais;

Após contato com o paciente;

Após contato com as áreas próximas ao paciente.

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde