Hospital Estadual de Urgência e Emergência recebe a visita de estudantes de mestrado da Colômbia

O Hospital Estadual de Urgência e Emergência (HEUE), em Vitória, gerenciado pela Pró-Saúde Associação Beneficente de Assistência Social e Hospitalar recebeu, entre os dias 26 e 30 de setembro, a visita de cinco estudantes de mestrado em Administração em Saúde, da Universidad del Valle, na Colômbia.

Os estudantes colombianos se reuniram com os gestores e direção do HEUE e trocaram experiências sobre os processos de trabalho implantados no hospital, desde a chegada da Pró-Saúde, em dezembro de 2015.

O grupo também teve a oportunidade de conhecer a rotina das unidades de internação (enfermarias), Unidades de Terapia Intensiva (UTIs), fluxo de admissão e a rotina de atendimentos no pronto-socorro, além das rotinas administrativas da unidade.

Nessa segunda-feira (30), os acadêmicos conheceram na prática a funcionalidade da ferramenta Huddle, do Programa Lean nas Emergências, do Ministério da Saúde, desenvolvido por meio do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do SUS (Proadi/SUS), e executado em parceria com o Hospital Sírio-Libanês de São Paulo.

O Huddle, termo para definir reuniões de curta duração com a equipe multidisciplinar, acontece todos os dias no pronto-socorro e unidades de internação, e tem como objetivo auxiliar a parte operacional dos processos, e oportunizar para as equipes a verificação e solução imediata das pendências que possam impactar na rotina de trabalho.

O médico auditor da Universidad del Valle, Juan Carlos Martinez Abadi, destacou a organização estrutural e o processo da urgência e emergência do HEUE. “Tudo está sincronizado. Os profissionais conhecem os processos de trabalho, desde o planejamento estratégico até a missão da instituição. Isso permite um empoderamento profissional e uma atenção de qualidade para os pacientes”, afirmou.

Já o diretor hospitalar do HEUE, Paulo Santos, disse que a equipe se sentiu lisonjeada em trocar experiências com outros profissionais de saúde. “Nos sentimos honrados em ser escolhidos para receber os estudantes da Colômbia. Foram dias proveitosos e cheios de oportunidades de aprendizado”, contou.

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde