Hospital Estadual de Urgência e Emergência é o primeiro no ranking de notificação de doação de órgãos do ES

Os números foram apresentados durante Audiência Pública sobre Doação de Órgãos, realizada na Assembleia Legislativa do Espírito Santo

O Hospital Estadual de Urgência e Emergência (HEUE), em Vitória, gerenciado pela Pró-Saúde Associação Beneficente de Assistência Social e Hospitalar, foi o primeiro no Estado do Espírito Santo em notificações de doação de órgãos, segundo a Central de Notificação, Captação e Distribuição de Órgãos e Tecidos (CNCDO). Os dados são referentes aos últimos 12 meses.

A divulgação aconteceu na última quinta-feira, 26, na Assembleia Legislativa do Espírito Santo, durante Audiência Pública que abordou a Importância da Doação de Órgãos – Iniciativa da Comissão de Saúde.

Na ocasião, o HEUE, unidade que mais realizou notificações no Estado, foi representado pelo diretor assistencial, Rosialdo Lobato, e o enfermeiro da Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante (Cihdott), Thiago Martins, que recebeu um certificado de reconhecimento pelos serviços desenvolvidos no processo de doação de órgãos.

No primeiro semestre de 2019, 24 famílias autorizaram a doação órgãos no Hospital Estadual de Urgência e Emergência. Em média, são realizados 15 atendimentos por mês. Para realizar a entrevista familiar, O HEUE conta com uma Cihdott, composta por sete profissionais, entre médicos, enfermeiros, psicólogos e assistentes sociais.

“Um sim de uma família representa recomeços para outras pessoas. Ser reconhecimento como o hospital do Estado que mais realizou a notificação de um potencial doador, reforça a importância de manter uma assistência eficaz e acolhedora durante os processos de entrevista familiar”, afirmou Thiago Martins, enfermeiro da Cihdott.

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde