Hospital de Urgência e Emergência promove ações relacionadas à segurança do paciente

O Hospital Estadual de Urgência e Emergência (HEUE), em Vitória, iniciou esta segunda-feira (16), ações internas, com objetivo de sensibilizar os profissionais de saúde e usuários sobre as seis metas internacionais de segurança do paciente, conforme determina a Organização Mundial de Saúde (OMS).

O HEUE é gerenciado pela Pró-Saúde Associação Beneficente de Assistência Social e Hospitalar, por meio de contrato de gestão firmado com a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa). As ações estão atreladas à campanha da OMS, que celebra o dia 17 de setembro como o Dia Internacional da Segurança do Paciente.

As atividades desenvolvidas no HEUE estão ligadas ao Projeto Paciente Seguro, coordenado pelo Hospital Moinhos de Vento, em Porto Alegre, em parceria com o Ministério da Saúde, por meio do PROADI-SUS. O HEUE está integrado ao Projeto Paciente Seguro, desde abril deste ano.

Entre os dias 16 e 18 de setembro, nos turnos diurno e noturnos, os profissionais da área assistencial participam de treinamento para rever a Meta 1 – Identificação correta do paciente. Na ocasião, será desenvolvida um _Quiz_, com perguntas relacionadas ao assunto. No HEUE, é utilizado três marcadores para identificação do paciente: nome completo, data de nascimento e nome da mãe.

Na parte da tarde, acontecerá uma capacitação no Centro Cirúrgico, reforçando essa meta 1; simulação do _Time Out_ da Cirurgia Segura, que é uma pausa antes do início da cirurgia, para verificação de todos os itens necessários para uma cirurgia segura, além de uma sensibilização sobre a proibição de adornos no setor.

Entre os dias 23 e 25 de setembro, todas as metas Internacionais de Segurança serão revistas pelos profissionais, durante uma feira expositora, que ficará próxima a área de acesso ao refeitório do hospital. Para reforçar a sensibilização, serão realizadas ações lúdicas durante a abordagem das metas.

“Durante o ano, os profissionais do hospital participam de várias capacitações, com objetivo de eliminar os riscos na assistência em saúde. Os encontros são uma oportunidade de reforçar essas metas de segurança, efetivando ainda o compromisso de ofertar uma assistência segura e de qualidade para os usuários que buscam atendimento na nossa unidade”, destacou Rosialdo Lobato, diretor assistencial do HEUE.

As Metas Internacionais de Segurança do Paciente:

Meta 1 – Identificação correta do paciente;
Meta 2 – Melhorar a comunicação entre os profissionais de saúde;
Meta 3 – Melhorar a segurança na prescrição, no uso e na administração de medicamentos;
Meta 4 – Assegurar a cirurgia em local de intervenção, procedimento e paciente corretos;
Meta 5 – Higienizar as mãos para evitar infecções;
Meta 6 – Reduzir o risco de quedas e úlceras por pressão.

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde