A experiência do hospital público que está na lista dos 10 melhores do Brasil

Edson Gonçalves Primo é diretor do Hospital Regional Público da Transamazônica (HRPT), em Altamira, no Pará, desde 2011. Sua experiência na área permite enfatizar a importância da gestão eficiente diante da complexidade de uma instituição de saúde, bem como no conhecimento para ser um agente multiplicador, apto a resolver questões internas e externas da organização, sempre com foco na qualidade e segurança dos pacientes e no bem-estar dos colaboradores.

Primo explica que o processo de qualidade e segurança do paciente é algo novo, porém muito eficaz e os principais desafios de se implantar um processo de qualidade e segurança são o de quebrar paradigmas e alicerçar a cultura da qualidade nas pessoas, mantendo os processos de controle e avaliação sempre efetivos, e fazer com que as pessoas entendam que o processo é contínuo.

“Mesmo com o nível mais alto de certificação, o aprendizado é constante e cada vez mais complexo. Este é, ao menos para mim, o grande desafio da manutenção dos níveis altos de qualidade e segurança do paciente”, explica.

De acordo com o diretor, o modelo de gestão implantado pela Pró-Saúde apresenta cada vez mais resultados relevantes, principalmente, quando comparado com as dificuldades operacionais encontradas por uma administração direta dos serviços públicos no País. Primo considera que a gestão profissional oferecida pela entidade, não apenas em seus processos de aquisições, mas na relação com as pessoas, é uma das principais diferenças na gestão. “Fica cada vez mais evidente a eficácia da gestão por uma organização social onde este modelo consegue produzir mais com menos recursos do que a gestão direta”, ressalta.

O diretor cita como exemplo o próprio HRPT como um enorme desafio, uma vez que a unidade está no meio da floresta amazônica com todas as suas dificuldades de acesso e logística. “Conseguimos criar e implementar a cultura da qualidade e segurança em todas as categorias de trabalho e, como resultado, hoje somos temos a Acreditação com Excelência ONA 3 –, concedida pela Organização Nacional de Acreditação (ONA). Isso permitiu um feito histórico, o reconhecimento nacional em matéria da revista Exame, em 2017, que apontou os 10 melhores hospitais públicos do país, sendo o HRPT um desses hospitais”, comemora.

O diretor destaca que o hospital também faz parte de um seleto grupo de unidades signatárias da ONU (Organização das Nações Unidas), no quesito relacionado às regras trabalhistas e às condições de trabalho, demonstrando preocupação e respeito com todo os colaboradores. “Avançamos muito nas pautas de sustentabilidade e meio ambiente com relevantes premiações conquistadas, como Hospital Amigo do Meio Ambiente e selo Bronze no controle e gerenciamento da emissão de gases”.

Primo acrescenta que o HRPT busca fazer a diferença na vida dos moradores da região do Xingu, e que o hospital mede o tempo de espera por cirurgias eletivas dos pacientes do SUS na região. “Temos mantido esse tempo de espera abaixo de 90 dias, em comparação com o tempo de espera nacional. Todos esses avanços são refletidos nos altos índices de satisfação dos usuários do nosso serviço, acima de 90% de satisfação”, destaca.

Sobre as atribuições de um administrador hospitalar, o diretor acredita que um bom gestor consegue extrair o melhor de cada um dos colaboradores, além de incentivar e promover a participação ativa de todos nos processos de qualidade e segurança do paciente. É importante citar que a avaliação do diretor recai ainda sobre a necessidade de participação da gestão em todas as áreas de forma assertiva, praticando e evidenciando os resultados, dando feedbacks e compartilhando as conquistas, dificuldades e obstáculos a serem transpostos com a ajuda de todos.

“A administração hospitalar é um dom de servir às pessoas, de buscar novas maneiras de melhorar sempre e de alcançar os melhores resultados. Isso só é possível em um ambiente complexo como o hospitalar, se houver harmonia entre os anseios de todos os públicos envolvidos, com uma gestão baseada no diálogo e respeito na tomada de decisões”, finaliza.

 

Edson Gonçalves Primo é formado em Administração de Empresas, com MBA em Gestão Hospitalar e Sistemas de Saúde pela Fundação Getulio Vargas (FGV), e em Finanças, Controladoria e Auditoria, também pela FGV, além de especialização em Políticas Públicas pela UECE – Universidade Estadual do Ceará.