Trocas de mensagens celebram o Dia Mundial da Gentileza no HEUE

Criada no Japão em 1996, a data é celebrada no dia 13 de novembro e conquistou adeptos no mundo inteiro.

Oferecer ajuda para alguém mais velho, segurar as sacolas dentro do ônibus e elogiar o trabalho de um colega são atitudes simples, mas que podem fazer diferença no dia a dia das pessoas. Ser gentil é tão importante que se criou o Dia Mundial da Gentileza, celebrado 13 de novembro. A iniciativa de criar uma data para o tema surgiu em Tóquio, no Japão, em 1996. Em 2000, foi oficializado o Movimento Mundial pela Gentileza.

Com a intenção de inspirar as pessoas a criarem um mundo mais gentil, o Hospital Estadual de Urgência e Emergência (HEUE), em Vitória, realizou nesta quarta-feira (13) uma ação denominada “correio: gentileza gera gentileza”, envolvendo pacientes, acompanhantes e colaboradores.

A supervisora de atendimento do HEUE, Patrícia Lessa Barboza Simão, explicou que a ideia surgiu durante a Reunião de Acolhimento, que acontece todas as sextas-feiras. Nela as rotinas do hospital são explicadas para os acompanhantes de pacientes internados nas enfermarias.

“Foi uma reunião muito emocionante, pois as pessoas queriam agradecer pela assistência que os pacientes estavam recebendo no hospital. A partir daí, quisemos fazer com que essas mensagens também chegassem a outros profissionais do hospital”, contou a supervisora.

Segundo Patrícia, as trocas de mensagens também aconteceram entre os profissionais do hospital. “Receber elogios nunca é demais. A gente aproveitou o momento para agradecer os colegas pela parceria – e o resultado foi maravilhoso”, acrescentou.

O pedreiro Maxwell Batista de Jesus, internado desde o dia 28 de outubro no HEUE, fez questão de escrever uma carta de agradecimento para a técnica de enfermagem, Rosenei Grifo Moreira da Silva. “É uma profissional muito dedicada e simpática. Fiz questão de agradecê-la pelo cuidado e atenção que tem tido comigo”, afirmou.

Rosinei disse que ficou surpresa e feliz com a atitude do paciente. “Foi muito gratificante receber uma cartinha do paciente e saber que ele gostou do meu atendimento”, contou a técnica de enfermagem.

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