Dia D do Outubro Rosa ganha participação do Materno-Infantil de Barcarena

Neste sábado, 26/10, o Hospital Materno-Infantil de Barcarena Dra. Anna Turan, participou da campanha Dia D, em conscientização ao Outubro Rosa, promovido pela Secretaria Municipal de Saúde na Praça da Bíblia, em Barcarena. A unidade hospitalar, gerenciada pela Pró-Saúde, sob contrato de gestão com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), ofereceu agendamentos de mamografia e orientações de autoexame.

A campanha Dia D é uma iniciativa do município de Barcarena para ofertar uma série de serviços gratuitos com o intuito de conscientizar as mulheres sobre a prevenção do câncer de mama e do colo de útero. Com o tema “Existe vida após o câncer”, a ação ficou no lugar da caminhada de conscientização sobre o câncer de mama, promovida durante dez anos pelo Movimento Outubro Rosa Barcarena.

A idealizadora do Movimento de Outubro Rosa, em Barcarena, “Mulher de Luta”, Aldenora Cravo, destacou a importância da ação e da parceria com uma forma de incentivar a saúde. “As mulheres de Barcarena e arredores precisam de orientação, exames e de conhecimento sobre câncer de mama. Por ter sobrevivido ao câncer de mama, idealizei essa campanha para ajudar outras mulheres, com apoio de parcerias. Convidamos o Materno-Infantil e estamos alegres por contribuírem e apoiarem esta causa conosco”, conta.

A Nutricionista do Materno-Infantil, Danielly Souza, destacou a importância da ação para estimular a luta contra o câncer de mama. “Estamos alegres por contribuir com o movimento. Sabemos que a doença é um dos tipos mais comum que acometem mulheres no Brasil, e o segundo tipo com maior incidência no mundo. Por isso, nos unimos a esta causa com ações que possam ajudar as mulheres de Barcarena com orientações de autoexame e com agendamentos para que elas possam fazer exames preventivos”, afirma.

Sobre o Materno-Infantil de Barcarena

Inaugurado no dia 21 de setembro de 2018, o Hospital Materno-Infantil de Barcarena Dra. Anna Turan está localizado na cidade de Barcarena, no Pará, 114 km distante da capital Belém. Mantida pelo Governo do Estado do Pará e gerenciada pela Pró-Saúde Associação Beneficente de Assistência Social e Hospitalar, é uma unidade hospitalar pública que atende média e alta complexidades.

O público – alvo são mulheres gestantes e recém-nascidos. Sua abrangência inclui 11 municípios do Baixo Tocantins: Abaetetuba, Barcarena, Igarapé-Miri, Moju, Baião, Cametá, Limoeiro do Ajuru, Mocajuba, Acará, Ponta de Pedras e Oeiras do Pará.

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde