Referência em trauma, Hospital Estadual de Urgência e Emergência avança com nova certificação de qualidade

Unidade receberá da Organização Nacional de Acreditação (ONA) um dos mais importantes certificados de qualidade do país

Nas próximas semanas, o Hospital Estadual de Urgência e Emergência (HEUE) deve receber, oficialmente, uma notícia que já vem sendo comemorada por seus colaboradores.

A unidade, referência em trauma no Estado capixaba, alcançou o segundo nível mais importante de qualidade assistencial concedido pela Organização Nacional de Acreditação (ONA).

Para quem não sabe, a ONA é hoje a mais respeitada entidade sem-fins lucrativos que apura com rigorosos padrões o nível de qualidade dos serviços que um hospital oferece para seus públicos.

“Estamos muito ansiosos para receber a confirmação oficial. Mas já fomos informados que a certificação foi homologada”, comemorou o diretor Hospitalar Paulo Santos.

A ONA classifica as unidades de saúde certificadas em três níveis de qualidade. O HEUE, que já possui desde 2017 o primeiro nível, conquistará a certificação Acreditado Pleno, ou ONA 2, como é popularmente conhecido no metiê da saúde.

A informação sobre a homologação da certificação foi confirmada pelo Instituto Brasileiro de Excelência em Saúde (IBES), uma das entidades verificadoras credenciadas pela ONA para auditar as unidades de saúde.

O Instituto esteve no hospital entre os dias 14 e 15 de agosto e avaliou todos os processos que garantem a gestão integrada e a segurança assistencial — como identificação correta do paciente, cirurgia segura, higienização das mãos entre outras diretrizes.

Desde dezembro de 2015, o Hospital Estadual de Urgência e Emergência é gerenciado pela Pró-Saúde, por meio de um contrato firmado com o Governo do Estado do Espírito Santo, via Secretaria da Saúde.

O diretor Hospitalar Paulo Santos afirmou que o modelo de gestão permite mais agilidade e precisão nas ações para o cumprimento do plano de trabalho. “Essa natureza gerencial desburocratiza os processos. Ou seja, conseguimos superar as dificuldades com mais agilidade e, principalmente, focar no que é mais importante para o paciente”, observou.

A data da solenidade oficial da ONA para a entrega da certificação será definida e divulgada nos próximos dias.

 

Premiações e reconhecimento

No ano passado, o HEUE conquistou o selo de Hospital Amigo do Meio Ambiente. Neste ano, ficou entre os cinco melhores no segundo ciclo do Projeto Lean nas Emergências.

Trata-se de uma iniciada do Ministério da Saúde, realizada em parceria com o Hospital Sírio-Libanês. O objetivo é auxiliar as instituições a melhorar processos para reduzir a superlotação nas urgências e, e em contrapartida, aperfeiçoar o atendimento prestado.

O hospital também foi o primeiro do Espírito Santo a conquistar, em 2017, o selo “Materiality Disclosures”, concedido pela Global Reporting Initiative (GRI), uma entidade sem fins lucrativos sediada na Holanda, que estimula e reconhece, em escala mundial, a inclusão de práticas sustentáveis em organizações públicas, privadas e do terceiro setor.

A unidade também é signatária do Pacto Global da Organização das Nações Unidas (ONU) em defesa de práticas internacionalmente aceitas nas áreas de direitos humanos, relações de trabalho, meio ambiente e combate à corrupção.

 

Sobre o HEUE

Mantido pelo governo estadual, o Hospital Estadual de Urgência e Emergência é administrado pela Pró-Saúde Associação Beneficente de Assistência Social e Hospitalar, por meio de um contrato de gestão firmado com a Secretaria de Estado de Saúde (Sesa), desde dezembro de 2015.

A unidade hospitalar atende nas especialidades de ortopedia, neurocirurgia, neurologia, cirurgia vascular/angiologia, cirurgia geral, anestesiologia, cirurgia torácica, cirurgia bucomaxilofacial, terapia intensiva, clínica médica, nefrologia, infectologia, nutrologia.

São 40 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), 14 de Unidade de Alta Dependência de Cuidados (UADC) e 121 leitos de enfermaria, ambulatório de especialidades cirúrgicas para pacientes que necessitam de reavaliações, serviço de imagem com RX, tomografia, ultrassonografia, ecocardiografia, ecodoppler, endoscopia e colonoscopia, além de serviço de Urgência e Emergência, que funciona 24 horas.

Os pacientes também podem contar com uma equipe multiprofissional durante a reabilitação dos pacientes: enfermeiros, técnicos em Enfermagem, terapeutas ocupacionais, psicólogos clínicos, assistentes sociais, nutricionistas clínicas, assistentes sociais, fisioterapeutas e fonoaudiólogos.

Segundo o Serviço de Atendimento ao Usuário (SAU), nos primeiros seis meses de 2019, o hospital atingiu o índice de 98% de satisfação.

Foto: Jullius Nascimento

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde