Hospital Estadual de Urgência e Emergência promove programação para voluntários

Nos dias 27 e 29 de agosto aconteceram rodas de conversa sobre o Dia do Voluntariado.

O Hospital Estadual de Urgência e Emergência (HEUE), em Vitória, realizou um encontro com os voluntários que atuam na Capelania Hospitalar. Rodas de conversa aconteceram nos dias 27 e 29 de agosto em celebração ao Dia Nacional de Voluntariado, comemorado na última quarta-feira (28).
Entre trocas de experiências e sugestões de novas ações, os agentes de solidariedade participaram de dinâmicas com o objetivo de fortalecer a comunicação e a interação dos voluntários com a gestão do hospital. Na ocasião, os voluntários receberam um certificado de participação pela assistência religiosa prestada aos pacientes.
“Essas pessoas são grandes parceiros, pois levam apoio espiritual, alegria, e esperança para os nossos pacientes e acompanhantes. Esse acolhimento soma com a assistência, que vai além da missão de cuidar da doença, tornando mais humanizado esse período de enfrentamento da enfermidade”, disse Paulo Santos, diretor hospitalar do HEUE.
Na unidade hospitalar, 42 pessoas fazem parte do grupo de Capelania Hospitalar, cuja função é acolher pacientes e acompanhantes, com visitas religiosas. Mensalmente, são realizados missas e cultos, além de momentos de musicalização nossos corredores.

Voluntariado na Pró-Saúde

A estrutura do Programa de Voluntariado assegura uma atuação nas unidades de saúde, educação e assistência social, proporcionando a igual valorização e crescimento pessoal de todos os participantes e usuários, ao mesmo tempo em que promove a interação com a comunidade local.
Na Pró-Saúde, o Programa de Voluntariado tem a duração de um ano nas unidades, que pode ser prorrogado por igual período. São dez as áreas de atuação: animadores e palhaços; apoio à brinquedoteca; apoio especializado (para aqueles que possuem certificação); contador de história; cuidados com a beleza e higiene; eventos, ações e campanhas; interação musical; oficinas; posso ajudar e visita religiosa.
As atividades de cada voluntário são previamente definidas com base em suas preferências e habilidades. Todas as ações são monitoradas com indicadores de qualidade e são supervisionadas pessoalmente em vistas técnicas realizadas regularmente, que acompanham o desenvolvimento das ações. Anualmente, a Pró-Saúde promove o encontro de Líderes de Voluntariado que permite alinhar os trabalhos e a troca de experiências entre os envolvidos na gestão da atividade.

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde