Hospital Estadual de Urgência e Emergência realiza captação de órgãos para transplante

Órgãos captados em Vitória serão doados para receptores no Paraná e Rio Grande do Sul.

Uma captação de múltiplos órgãos foi realizada na tarde desta quarta-feira (29), no Hospital Estadual de Urgência e Emergência (HEUE), em Vitória, gerenciado pela Pró-Saúde.

O doador é um homem de 45 anos, que sofreu um Acidente Vascular Cerebral (AVC) e teve morte cerebral confirmada às 16 horas desta terça-feira (28). Ele estava internado desde o dia 15 de maio no HEUE.

A família autorizou a doação após a entrevista familiar. De acordo com o enfermeiro da Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes (CIHDOTT) do HEUE, Thiago Martins, a família informou que o doador era uma pessoa que gostava de ajudar o próximo.

O fígado e rins doados serão enviados para Paraná e Rio Grande de Sul, respectivamente, pois não foram encontrados receptores compatíveis no Espírito Santo. Segundo o enfermeiro Martins, o procedimento de captação dos órgãos durou cerca de 3 horas e ocorreu normalmente. “Vidas serão beneficiadas por este gesto de amor”, disse.

Fila de espera no Espírito Santo

Até esta quarta-feira (29), a Central Estadual de Transplantes do Espírito Santo registrou três pessoas à espera de um coração, 166 pessoas aguardando por um transplante de córneas, 32 precisando de doação de fígado e 954 pessoas esperando um rim.

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde