Hospital Estadual de Urgência e Emergência inicia projeto Sessão Clínica Multiprofissional

A sistemática do projeto é aperfeiçoar o desempenho assistencial, por meio da implementação da governança clínica.

A equipe multiprofissional do Hospital Estadual de Urgência e Emergência (HEUE), em Vitória, implantou o novo projeto “Sessão Clínica Multiprofissional”, para aperfeiçoar a assistência prestada pela unidade. O projeto, que iniciou em abril, é composto por uma equipe com profissionais capacitados em cada área: médico, farmacêutico, enfermeiro, psicólogo, terapeuta ocupacional, fisioterapeuta, assistente social, fonoaudiólogo e nutricionista.

A equipe realiza periodicamente reuniões mensais, onde discutem casos clínicos dos pacientes internados na instituição. E nesta quinta-feira (30), aconteceu a segunda reunião do grupo, que discutiu um caso de ortopedia.

O diretor assistencial da instituição, Rosialdo Lobato explicou que a sistemática do projeto é aperfeiçoar o desempenho assistencial, por meio da implementação da governança clínica. “Os profissionais têm a oportunidade de expor os grandes desafios encontrados na assistência. O paciente é um dos grandes beneficiados nessas discussões, pois através delas, é possível amadurecer as decisões clínicas, e consequentemente, melhorar o desempenho técnico na condução dos casos”, explicou Rosialdo.

O diretor acrescentou ainda que para exemplificar as situações encontradas durante a reunião, um profissional da equipe multiprofissional fica na responsabilidade de apresentar um caso clínico e as condutas aplicadas. “São vários profissionais reunidos e juntos, conseguimos verificar os pontos de melhorias e propor novas condutas assistenciais”, afirmou.

Neste segundo encontro o coordenador de Enfermagem do Centro Cirúrgico, Daniel Perinni e o coordenador da Ortopedia do HEUE, Tercelino Hautequestt Neto, apresentaram o estudo de caso de um paciente, internado no hospital, por conta de uma fratura exposta de fêmur, ocasionada após uma queda de cerca de seis metros de altura. Como tema de discussão, a equipe multiprofissional abordou uma hemorragia de origem desconhecida identificada no paciente, durante o tratamento.

Na ocasião, foram apresentadas as intervenções realizadas, entre elas, a assistência do Serviço de Psicologia para o paciente e seus familiares. “Durante a assistência da equipe multiprofissional, identificamos que o paciente apresentava sinais de depressão. Começamos a atuar em conjunto, com objetivo de recuperar a vitalidade do paciente, e assim, prosseguir com o tratamento e obter uma recuperação mais rápida”, disse Daniel Perinni.

Referência em atendimento ao trauma

O HEUE é um hospital público, referência capixaba em atendimento ao trauma, administrado pela Pró-Saúde Associação Beneficente de Assistência Social e Hospitalar, desde dezembro de 2015, por meio de contrato de gestão, firmado com a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa).

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde